Na manhã desta quarta-feira (19), o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) elegeu a nova Mesa Diretora que comandará a Corte no biênio 2026-2028. O desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano foi eleito presidente ao obter 32 votos entre os 63 magistrados aptos a votar, superando os demais concorrentes: o desembargador Edmilson Jatahy Júnior, que teve 26 votos, e a desembargadora Ivone Bessa Ramos, com 5.
Rotondano substituirá a atual presidente, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, e tomará posse em fevereiro de 2026.
Durante sua trajetória na magistratura baiana, Rotondano atuou como promotor e procurador de justiça, foi desembargador desde 2013, integrou o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), presidiu o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) e ocupou a Corregedoria-Geral do TJ-BA.
Ao assumir a presidência da Corte, ele terá à frente desafios que vão desde a modernização dos processos judiciais até o fortalecimento da institucionalidade e melhoria na prestação dos serviços à sociedade baiana.
Assine atualizações
Receba as últimas notícias do Hora 1 Bahia em seu e-mail.
Desembargador José Rotondano assume presidência do TJ-BA para biênio 2026-2028
Rotondano eleito com 32 votos, assume em fevereiro de 2026
Por Jornalismo Hora 1 Bahia1 minuto de leitura
Próxima Notícia PL Antifacção: veja como votaram os deputados baianos



