O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a elogiar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e afirmou que a conversa por telefone entre os dois, nesta terça-feira (2), foi “ótima”. Os líderes falaram por cerca de 40 minutos, com foco no comércio bilateral e nas sanções impostas pelos EUA ao Brasil.
“Eu gosto dele. Já tivemos algumas boas reuniões. E hoje tivemos uma conversa realmente muito boa”, declarou Trump a jornalistas. O novo gesto amistoso ocorre após a derrubada das tarifas de 40% aplicadas a diversos produtos brasileiros.
De acordo com o Palácio do Planalto, Lula agradeceu ao norte-americano pelo alívio do tarifaço. A redução ocorreu semanas depois de negociações iniciadas em um encontro presencial entre os dois, na Malásia, em outubro deste ano.
Ainda segundo o comunicado do governo brasileiro, Trump teria se mostrado disposto a cooperar com o Brasil no combate ao crime organizado. O texto, no entanto, não detalha quais ações ou operações poderiam envolver participação dos EUA.



