O Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou, nesta segunda-feira (8), o Programa Captura, uma iniciativa inédita para identificar, localizar e prender criminosos considerados de alta periculosidade no país. A ação reúne forças de segurança estaduais e federais e disponibiliza, no site, a lista integrada com os 216 foragidos mais procurados do Brasil.
A lista inclui cinco criminosos da Bahia, indicados como alvos prioritários pelo estado: Anderson Souza de Jesus, o Buel, André Márcio de Jesus, Fábio Souza dos Santos, Manoaldo Falcão Costa Júnior e Sidmar Soares Santos, conhecido como Bolota. A seleção dos nomes seguiu uma matriz de risco que avaliou gravidade dos crimes, ligação com facções, número de mandados de prisão e atuação interestadual.
Coordenado pela Senasp, o programa prioriza alvos definidos por uma matriz de risco que leva em conta gravidade dos crimes, ligação com facções e quantidade de mandados de prisão. Cada estado indicou oito foragidos estratégicos. A ferramenta busca agilizar operações conjuntas, facilitar o intercâmbio de informações e ampliar as chances de captura interestadual.
A lista poderá ser atualizada semestralmente ou em situações excepcionais. Denúncias anônimas podem ser feitas pelos números 190 e 197.



