O governador Jerônimo Rodrigues, comemorou nesta quinta-feira (21) a retirada das tarifas impostas aos produtos brasileiros pelos Estados Unidos. Em publicação nas redes sociais, ele atribuiu a medida à atuação diplomática do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e destacou os impactos positivos para a economia baiana.
Segundo Jerônimo, o fim das tarifas, implementadas durante a gestão de Donald Trump, restabelece as condições de competitividade para diversos itens produzidos no Brasil, incluindo carne, frutas, cacau, café, fertilizantes, minérios, combustíveis fósseis, petróleo e derivados.
O governador enfatizou, principalmente, os benefícios esperados para os setores produtivos da Bahia. “Celebro, especialmente, pela produção baiana que será beneficiada por essa decisão acertada, que fortalece nossa economia e os empregos”, afirmou. Ele ressaltou ainda que o estado vem trabalhando pela recuperação desse mercado “desde o início”, em diálogo com empresários e sob liderança do presidente Lula.
Jerônimo também destacou que o reposicionamento internacional do Brasil foi determinante para o avanço das negociações. “Quando o Brasil assume posição de protagonismo, dialoga com inteligência e defende seus interesses, abrimos mercados e fortalecemos quem produz, na Bahia e no Brasil”, declarou.
A decisão dos EUA é vista pelo governo baiano como um passo importante para ampliar exportações, garantir segurança comercial e estimular setores essenciais da economia local.



