A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira (29) a Operação Legere em Salvador (BA) e São Paulo (SP), tendo como foco uma investigação sobre fraudes na venda de livros didáticos para prefeituras. A ação cumpriu mandados de busca e apreensão em condomínios de luxo na capital baiana, mirando uma família ligada ao setor de educação e distribuição de livros..
Os alvos da operação em Salvador seriam integrantes de uma família conhecida no ramo, incluindo Ticiano Degasperi, Bruno Degasperi e Neto Degasperi.
Os irmãos, que em outras ocasiões foram citados como sócios de empresas de distribuição e comércio de livros, seriam conhecidos na Bahia como os “gêmeos dos livros” e teriam envolvimento com a venda de material para prefeituras. Entre os endereços de alto padrão alvo das diligências estão a Mansão Phileto Sobrinho (Corredor da Vitória), o Villaggio Panamby (Horto Florestal) e um imóvel no Jardim Apipema.
A investigação da Polícia Federal busca desarticular grupos suspeitos de desviar recursos da União, que teriam como destino a área da educação em municípios, inicialmente, de São Paulo. A operação em Salvador apura a atuação dos envolvidos na Bahia e possíveis irregularidades mantidas pelo grupo, envolvendo contratos públicos e a aplicação de verbas destinadas à educação.
A PF segue com as diligências e deve divulgar informações adicionais sobre o andamento da operação no decorrer do dia.



