A Secretaria da Segurança Pública da Bahia reforçou o esquema de segurança do Natal Luz no Pelourinho com o uso de câmeras do Sistema de Reconhecimento Facial instaladas nos Portais de Abordagem do Centro Histórico de Salvador. Oito equipamentos foram posicionados para auxiliar na identificação de foragidos da Justiça registrados no Banco Nacional de Mandados de Prisão.
As câmeras móveis se somam aos dispositivos fixos já utilizados diariamente na região. Além disso, ações ostensivas e investigativas foram intensificadas pela Polícia Militar e pela Polícia Civil. Equipes do 18º Batalhão da PM e do Batalhão de Policiamento de Proteção ao Turista terão patrulhamento ampliado nos dias de desfiles e apresentações.
Segundo o comandante do 18º BPM, tenente-coronel Gabriel Neto, os Portais de Abordagem garantem o controle de materiais proibidos e a manutenção da segurança do público. A delegada Marcela Abreu, titular da Deltur, destaca que o efetivo empregado na Operação Verão também atua com escalas extras para monitorar áreas sensíveis do Pelourinho e ampliar a proteção de baianos e turistas.



