O Ministério Público da Bahia (MPBA) deflagrou, nesta quarta-feira (11), a Operação Território Livre, com o cumprimento de sete mandados de busca e apreensão em Dias D’Ávila, Lauro de Freitas e Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.
A ação, realizada em conjunto com a Polícia Civil e com apoio da Polícia Militar, investiga uma organização criminosa ligada ao Comando Vermelho (CV) suspeita de exercer controle territorial e econômico sobre a prestação de serviços de internet em Dias D’Ávila.
Segundo as apurações do Gaeco, do MPBA, e do Denarc, da Polícia Civil, o grupo atuava por meio de ameaças e cobranças ilegais contra provedores locais, impondo restrições à livre concorrência e interferindo em um serviço considerado essencial.
As investigações indicam que a organização possuía estrutura hierarquizada, com divisão de tarefas entre liderança, operadores e responsáveis pela arrecadação de valores. O suposto líder do grupo está foragido e possui mandados de prisão em aberto. Mesmo fora do radar das autoridades, ele manteria influência sobre as ações do esquema.
A polícia também apura o possível envolvimento de pessoas ligadas ao setor de internet, que teriam repassado parte dos lucros ao grupo criminoso.
Participaram da operação equipes do Batalhão Apolo, Batalhão Gêmeos e Rondesp RMS.



