A Operação Gatonet já retirou cerca de 50 toneladas de cabos irregulares de internet e telefonia em apenas 20 dias na Bahia. A ação é realizada pela Neoenergia Coelba e tem como foco reduzir o emaranhado de fios que ocupa postes em diversas cidades do estado.
Somente em 2025, mais de 1 milhão de quilos de cabos foram removidos durante operações semelhantes. Segundo a distribuidora, os chamados “gatonets” são a principal causa da poluição visual e também representam risco de acidentes e incêndios.
Na próxima semana, a operação será realizada em 21 municípios, entre eles Salvador, Feira de Santana, Camaçari, Lauro de Freitas, Ilhéus, Itabuna e Juazeiro.
A responsabilidade pela instalação e manutenção dos cabos é das operadoras de internet e telefonia. No entanto, como muitos equipamentos são instalados de forma irregular, a Coelba tem feito a retirada preventiva para evitar riscos à população.
A empresa também disponibilizou um site para que os consumidores possam verificar se o provedor de internet contratado é regularizado. Operadoras sem contrato com a distribuidora terão os cabos removidos, mas podem se regularizar por meio de um canal exclusivo.



