A Operação Gatonet atingiu a marca de 1 milhão de quilos de cabos de telefonia e internet removidos na Bahia entre janeiro e novembro de 2025, o maior volume já registrado. O número representa um aumento de 160% em relação ao mesmo período do ano passado. Conduzida pela Neoenergia Coelba, a ação busca reduzir a poluição visual, aumentar a segurança e evitar quedas de energia provocadas por provedores irregulares.
Os municípios com maior quantidade de cabos retirados foram Vitória da Conquista (85 toneladas), Feira de Santana (72t), Salvador (69t), Brumado (47t) e Lauro de Freitas (38t).
Além da fiação irregular, a distribuidora removeu mais de 41 mil caixas instaladas sem autorização nos postes da empresa. Esses equipamentos, por não serem feitos para ambientes externos, estão entre os principais causadores de incêndios em redes elétricas.
O recorde é resultado da ampliação das ações da Coelba. Em 2025, a companhia dobrou o número de equipes dedicadas exclusivamente à remoção da fiação clandestina e criou um canal direto para que provedores tirem dúvidas sobre o processo de regularização.
Neste ano, a empresa também lançou um portal onde os clientes podem verificar se sua operadora de telefonia e internet atua de forma regular. No endereço disponibilizado pela Coelba, é possível consultar as empresas autorizadas em cada município e contratar apenas provedores regularizados, contribuindo para o combate ao gatonet.


