O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira (11) que só vai decidir se sanciona ou veta o chamado PL da Dosimetria quando o texto, aprovado pela Câmara, chegar ao Poder Executivo. O projeto pode reduzir as penas de condenados pelos atos de 8 de janeiro e pela tentativa de golpe, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Em entrevista ao programa EM Minas, Lula evitou se antecipar. “É uma coisa pertinente ao Legislativo. Eles estão discutindo. Tem gente que concorda, tem gente que não concorda”, afirmou.
O presidente também comentou a condenação de Bolsonaro, dizendo que ele recebeu pena de 27 anos “porque tentou fazer uma coisa muito grave”, citando planos atribuídos ao ex-presidente para atacar autoridades e interferir no resultado das eleições.
Lula afirmou que Bolsonaro não estaria preso se tivesse aceitado a derrota eleitoral. O projeto agora segue para análise do Senado.
“Quando chegar à minha mesa, eu tomarei a decisão. Eu e Deus”, disse. “Farei aquilo que eu entender que deve ser feito.”


