O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, rapidez nas negociações para retirar as tarifas de 40% que ainda incidem sobre parte dos produtos brasileiros. O pedido foi feito durante uma ligação telefônica nesta terça-feira (2), que durou cerca de 40 minutos e também tratou de ações conjuntas contra o crime organizado.
Segundo o Palácio do Planalto, a conversa foi “produtiva”. Lula destacou a decisão recente da Casa Branca de retirar 238 itens da lista do tarifaço, incluindo café, frutas tropicais, cacau, especiarias e carne bovina. Ainda assim, 22% das exportações brasileiras seguem sob as sobretaxas — número que já chegou a 36% quando as medidas foram impostas.
O tarifaço integra a política comercial adotada por Trump para reforçar a competitividade dos EUA diante da China. As tarifas contra o Brasil foram ampliadas em agosto, após o governo norte-americano afirmar que decisões brasileiras prejudicaram big techs dos EUA, além de mencionar a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro.
A flexibilização parcial anunciada pelos EUA foi influenciada por encontros e ligações recentes entre Lula e Trump, incluindo uma reunião na Malásia em outubro. Os dois países seguem em tratativas para eliminar as tarifas restantes.



