A Polícia Civil da Bahia prendeu, nesta segunda-feira (1º), um homem de 38 anos investigado por integrar uma organização criminosa responsável pelo envio de mais de oito toneladas de cocaína para portos brasileiros com destino à Europa. Ele foi localizado em uma mansão no bairro de Buraquinho, em Lauro de Freitas, onde estava escondido.
Segundo o Ministério Público Federal, o suspeito tinha função estratégica na logística do grupo, que operava por meio de estruturas portuárias na Bahia, São Paulo, Ceará, Pará e, principalmente, Rio Grande do Norte. A prisão ocorreu após troca de informações com a Polícia Federal, que recentemente denunciou 54 envolvidos no esquema de tráfico internacional.
As ações de inteligência para localização do investigado foram realizadas pela Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes de Itabuna (DTE/Itabuna), do Denarc, que cumpriu o mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça Federal do RN. Ele foi apresentado, passou pelos procedimentos legais e seguirá custodiado até ser transferido para unidade prisional federal.
As investigações apontam que a organização criminosa atuava com núcleos específicos para logística, inserção da droga em cargas lícitas, transporte, financiamento e conexão com operadores internacionais. Desde 2021, o esquema já teve mais de oito toneladas de cocaína apreendidas em operações no Brasil e na Europa, além de outras seis toneladas encontradas em depósitos usados pelo grupo, uma das maiores ações repressivas já registradas no Rio Grande do Norte.



