Um total de 41 imigrantes venezuelanos, entre eles 27 crianças e quatro gestantes, desembarcaram — durante a madrugada de sábado (15) — na rodoviária de Montes Claros (MG) após viagem de aproximadamente 680 km saindo de Itabuna, no sul da Bahia. Conforme informações apuradas pelo Hora 1 Bahia, as famílias pertencem à etnia Warao e afirmam ter sido deixadas no local sem aviso prévio.
A prefeitura de Montes Claros registrou ocorrência de abandono junto à Polícia Militar e afirmou que não foi informada ou autorizada sobre o transporte e desembarque das famílias em seu território. As pessoas foram acomodadas temporariamente no ginásio municipal Ana Lopes, onde recebem alimentação, itens de higiene e atendimento básico de saúde.
Por outro lado, a Prefeitura de Itabuna divulgou nota dizendo que o encaminhamento foi solicitado pelos próprios líderes das famílias na quarta-feira (12), afirmando que tinham decisão coletiva de migração e que foi cedido um ônibus e mantimentos para a viagem até Minas Gerais.
As autoridades municipais de Montes Claros formaram uma força-tarefa com secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde, Educação e Segurança para definir os próximos passos desse acolhimento emergencial e a eventual inserção das famílias em programas sociais ou migração para outros locais.



