Forças estaduais e federais deflagraram, na manhã desta terça-feira (9), duas operações para apurar os recentes conflitos entre produtores rurais e grupos indígenas no extremo sul da Bahia. Ao todo, estão sendo cumpridos seis mandados de prisão e três de busca e apreensão.
A primeira ofensiva, chamada Sombras da Mata, investiga a invasão de uma propriedade rural em Itamaraju, em 28 de outubro de 2025, que terminou com dois pequenos produtores mortos e um ferido. Na data do crime, três pessoas chegaram a ser presas em flagrante, mas foram soltas por questões processuais. As investigações identificaram novos envolvidos, incluindo supostos mandantes e os autores dos disparos. Até o momento, uma pessoa foi presa e mais de dez armas foram apreendidas.
A segunda ação, denominada Tekó Porã, apura o ataque armado contra indígenas da Aldeia Kai, em Prado, no dia 1º de outubro. Eles estavam em uma propriedade após uma “retomada”, quando foram surpreendidos por homens armados. Dois indígenas ficaram feridos. Nesta etapa, são cumpridos dois mandados de busca e apreensão nas casas de suspeitos de ordenar ou executar o ataque.
As ações ocorrem de forma simultânea e contam com equipes da Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Força Nacional e unidades especializadas. Segundo a PF, o objetivo é coletar novas evidências, avançar nas investigações e coibir ações violentas ligadas aos conflitos fundiários na região.


