Em um momento de intenso debate sobre a segurança pública no Brasil, o ex-capitão do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e especialista no tema, Rodrigo Pimentel, trouxe um reconhecimento de peso para as forças de segurança da Bahia. Durante sua participação em um dos maiores podcasts do país, o Flow Podcast, Pimentel elogiou de forma categórica a atuação das polícias Militar e Civil do estado.
Pimentel, que ganhou notoriedade por ter sido um dos autores do best-seller “Elite da Tropa” e por ter inspirado o icônico personagem Capitão Nascimento, do filme Tropa de Elite, destacou que as polícias baianas demonstram um alto grau de combatividade e empenho.
“A polícia da Bahia é muito boa! Eles não querem perder a guerra. Eles não querem que Salvador vire o Rio de Janeiro. É fato!” — Afirmou Rodrigo Pimentel, fazendo uma clara comparação com o cenário complexo e frequentemente caótico do estado fluminense.
O especialista em segurança pública também abordou os indicadores de criminalidade na Bahia. Em sua análise, Pimentel reconheceu que o estado tem apresentado uma tendência de queda nos índices de criminalidade, especialmente na redução de homicídios, nos últimos 24 meses.
Essa melhoria nos números foi diretamente atribuída por ele à atuação dos agentes de segurança. “Jerônimo [Rodrigues] conseguiu reduzir a violência nos últimos 24 meses. Ele conseguiu uma redução de homicídios. Mas é lógico que essa redução é provocada pela energia da Polícia Militar e Polícia Civil“, explicou o ex-BOPE, reconhecendo o trabalho em conjunto das corporações na gestão do governador Jerônimo Rodrigues (PT).
Além de reconhecer a dedicação das tropas, Rodrigo Pimentel fez questão de mencionar a importância das lideranças da área. O ex-capitão destacou a boa reputação do comandante-geral da PM-BA, coronel Magalhães, e do secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner.
Mesmo não conhecendo os oficiais pessoalmente, Pimentel baseou seu elogio no feedback positivo que recebe sobre a gestão de ambos. “Não conheço o comandante-geral da Bahia, mas todo mundo fala bem dele. O secretário de segurança pública, Marcelo Werner, todo mundo fala bem do cara. Tem que trazer ele aqui também”, sugeriu, em tom de reconhecimento e incentivo ao trabalho de gestão da segurança no estado.



