O Ministério Público da Bahia definiu, nesta quarta-feira (4), os nomes que compõem a lista tríplice para o cargo de procurador-geral de Justiça. Com votação recorde, o atual PGJ, Pedro Maia, recebeu 613 votos — o maior número absoluto já registrado no MPBA e equivalente a cerca de 98% dos votos possíveis. É a sexta vez consecutiva em que ele aparece como o candidato mais votado pela classe.
Também integram a lista Luís Alberto Vasconcelos, com 188 votos, e André Lavigne Mota, com 167. O governador Jerônimo Rodrigues terá até 15 dias para escolher quem comandará o Ministério Público baiano no biênio 2026-2028.
A eleição ocorreu das 10h às 17h, de forma digital e secreta, com apoio presencial na sede do MPBA no Centro Administrativo da Bahia. Dos 631 membros aptos a votar — entre promotores e procuradores — 628 participaram do pleito.
Pedro Maia avaliou o resultado como uma demonstração de união interna.
“Um resultado espetacular, que mostra um Ministério Público unido e coeso. Estou muito honrado e aguardo com tranquilidade a escolha pelo governador”, afirmou.



