A Neoenergia Coelba retirou mais de 26 toneladas de cabos irregulares de telefonia e internet dos postes instalados nos circuitos do Carnaval de Salvador e em ruas do entorno. A ação faz parte da Operação Gatonet, realizada às vésperas da festa para reduzir riscos elétricos e garantir a segurança dos foliões.
Segundo a distribuidora, também foram removidas 153 caixas de telecomunicações, apontadas como uma das principais causas de incêndios em fiações aéreas. Ao todo, 936 postes foram vistoriados nas últimas semanas.
A Coelba atribui o emaranhado de fios às operadoras clandestinas, responsáveis pela instalação e manutenção irregular dos equipamentos. Mesmo sem ser a responsável direta pela rede de telecomunicações, a empresa afirma atuar de forma preventiva diante do risco à população.
A operação integra um pacote maior de ações para o Carnaval. De acordo com a distribuidora, foram investidos R$ 294 milhões em obras e melhorias, incluindo substituição de postes, equipamentos e fiação em trechos da Barra e de Ondina, áreas centrais do circuito Dodô.
Durante a festa, a Coelba também contará com dez bases móveis nos circuitos Barra-Ondina, Campo Grande e Batatinha, além de equipes no Centro de Operações Integradas para resposta rápida a ocorrências.
Como parte da estratégia de prevenção, a empresa lançou a campanha “Seja inimigo do fim”, em parceria com BaianaSystem e Alceu Valença, com mensagens de conscientização sobre os riscos da rede elétrica durante o Carnaval.



