O Campeonato Baiano de Futebol 2026 foi lançado oficialmente nesta quarta-feira (17), em Salvador, e marcou o anúncio de uma campanha de enfrentamento ao feminicídio promovida pelo Governo da Bahia. Durante o evento, os clubes participantes assinaram a carta de adesão à campanha Feminicídio Zero, reforçando as ações de prevenção à violência contra as mulheres.
Organizado pela Federação Bahiana de Futebol (FBF), o Baianão começa no dia 10 de janeiro e terá transmissão exclusiva da TVE, que exibirá os 48 jogos da competição na TV aberta, com sinal digital, e também pelo YouTube.
A proposta é utilizar a visibilidade do futebol para ampliar a conscientização, com a veiculação de mensagens educativas antes, durante e após as partidas ao longo de toda a competição.
Com a participação de 10 clubes da capital e do interior, o campeonato movimenta o esporte, o entretenimento e a economia no estado. Representantes do Governo da Bahia, da FBF e da TVE destacaram a importância da parceria institucional para fortalecer o futebol baiano e ampliar o alcance da mensagem de enfrentamento à violência contra as mulheres.



