A Bahia registrou um aumento de 375,7% na captação de sangue durante o Carnaval 2026. Ao todo, foram coletadas 1.584 bolsas no período, contra 333 no ano passado.
O balanço foi divulgado nesta quinta-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e atribui o crescimento às ações de mobilização da Fundação Hemoba e ao reforço nas unidades de atendimento na capital e no interior para suprir a demanda da rede hospitalar durante a festa.
Segundo a secretária da Saúde, Roberta Santana, o resultado reflete o engajamento da população e o planejamento antecipado para o período de maior fluxo nas emergências. Ela destacou que a estratégia garantiu suporte tanto para ocorrências relacionadas ao Carnaval quanto para a rotina hospitalar.
Durante os dias de folia, o atendimento foi descentralizado com postos da Hemoba em cidades estratégicas. Além de Salvador, houve funcionamento de unidades em Vitória da Conquista, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Alagoinhas, Ribeira do Pombal, Itapetinga e Seabra.



