O Governo da Bahia lançou, nesta quarta-feira (26), a Operação Verão 2025-2026, que vai mobilizar 11 mil policiais e bombeiros em 111 municípios até abril de 2026. A ação integra reforço no patrulhamento, inteligência policial e resposta a emergências durante o período de alta temporada.
No início da operação, o governador Jerônimo Rodrigues entregou 169 novas viaturas para as Polícias Militar, Civil e Técnica, além do Corpo de Bombeiros. Ao todo, o Estado investirá cerca de R$ 46 milhões em pessoal, equipamentos e tecnologia.
A Polícia Militar atuará com policiamento ostensivo em áreas turísticas, enquanto equipes da Polícia Civil reforçarão o combate ao tráfico de drogas, armas e crimes em rodovias, aeroportos e terminais marítimos. O Corpo de Bombeiros ampliará o efetivo nas praias e áreas de banho para resposta rápida a afogamentos e outras ocorrências. O Departamento de Polícia Técnica atuará em regime de plantão.
A operação utiliza motocicletas, viaturas, quadriciclos, bases móveis, bicicletas, drones e aeronaves.
Além disso, foram entregues 160 viaturas para a PM, seis Delegacias Móveis, cinco Bases Móveis para o DPT e 30 barcos para os Bombeiros, além de roupas de salvamento e equipamentos — um investimento de R$ 36,8 milhões.


