O uso de serpentinas metálicas está proibido em toda a Bahia durante o Carnaval 2026. A restrição é determinada por uma lei estadual em vigor desde 13 de fevereiro de 2025, que veta a fabricação, comercialização e utilização do material.
Quem descumprir a norma pode ser multado entre R$ 5 mil e R$ 100 mil, a depender do porte do empreendimento e das circunstâncias da infração. Em caso de reincidência, o valor da multa é aplicado em dobro.
A proibição foi estabelecida por causa dos riscos de acidentes graves. As serpentinas metálicas são condutoras de energia elétrica e, quando lançadas sobre a rede, podem provocar curto-circuito, rompimento de fios e interrupção no fornecimento de energia, além de colocar foliões em perigo.
O risco aumenta quando o material é lançado por bastões em trios elétricos e camarotes, podendo alcançar até oito metros de altura, acima da rede elétrica. No Circuito Osmar, no Campo Grande, enfeites metálicos instalados em varandas também representam perigo caso caiam sobre a fiação.



