A Polícia Civil resgatou, nesta quinta-feira (4), um idoso de 81 anos que vivia em condições degradantes em um sítio no município de Simões Filho. As investigações apontaram que ele trabalhava como caseiro e enfrentava situação de abandono extremo, além de ter o benefício previdenciário retido pelo responsável pelo imóvel.
Segundo a Delegacia Especial de Atendimento ao Idoso (DEATI), que conduz a apuração com apoio do Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV), o ambiente onde o idoso era mantido apresentava riscos à saúde, segurança e dignidade da vítima.
Após o resgate, o idoso foi encaminhado para atendimento especializado e recebeu acolhimento das secretarias municipais de Assistência Social e Saúde.
A operação faz parte da Legado Vivo, iniciativa da Polícia Civil voltada ao enfrentamento de crimes contra pessoas idosas. As investigações continuam para identificar todos os envolvidos, que podem responder por abandono de vulnerável, redução à condição análoga à de escravo, apropriação de proventos e outros crimes previstos na legislação.


